Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

“Índice do medo” VIX salta mais de 100% com forte aversão a risco de mercados globais

- Publicidade -

A semana começa com os principais mercados desabando, em meio à preocupações dos investidores de que o Fed poderia estar atrasado no apoio à economia ao não ter reduzido as taxas de juros ainda

VIX, conhecido como “índice do medo”, volta aos holofotes nesta segunda-feira (5) ao saltar 130,99%, a US$ 53,99, de acordo com cotação das 9h25 (horário de Brasília), seguindo o cenário de forte aversão ao risco dos mercados globais.

Como o VIX é considerado o índice do medo, é possível, então, afirmar que esse sentimento aumentou consideravelmente. Trata-se da abreviação (e também do ticker) de Volatility Index – índice de volatilidade, na tradução livre para o português.

Desenvolvido pela Chicago Board Options Exchange (CBOE), esse indicador leva em conta o preço de opções do S&P 500 para 30 dias – a ideia é que a variação do valor fixada nestes derivativos fornecem as expectativas do mercado para a volatilidade neste período.

“A semana começa com os principais mercados desabando, em meio à preocupações dos investidores de que o Fed poderia estar atrasado no apoio à economia ao não ter reduzido as taxas de juros ainda, o resultaria em uma desaceleração mais abrupta da economia global – e, todo esse movimento, naturalmente, leva a maior busca por proteção, especialmente entre os títulos dos Governos das maiores economias”, ressalta a Ágora Investimentos.

Assim, o que se vê nesta manhã de segunda-feira são bolsas na Europa e índices futuros de Nova York exibindo perdas substanciais, acima de 2% na maioria dos casos –o Nasdaq futuro, por exemplo, caiu mais de 6% na mínima, chegando perto de disparar um circuit breaker, estendendo a correção técnica já vista na sexta-feira.

Fonte:infomoney.com.br

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.